sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Obrigado!

Hoje escrevemos não como candidatos a alguma função na ABP, mas sim como colegas agradecidos pelo apoio, estímulo e solidariedade.

Se havia dúvidas sobre a fragilidade do atual sistema eleitoral, elas foram resolvidas. Como é possível ter o apoio de centenas de associados e mesmo assim ser derrotado na votação da Assembléia de Delegados da ABP, em consonância com o Estatuto da Associação?

Simples. Seus votos não foram representativos da vontade dos associados.Isso nos força a uma reflexão. Escancara um entre tantos anacronismos presentes no Estatuto e que necessitam de revisão, cujo andamento terá que ser acompanhado de perto por todos.

A alternância de lideranças é um dos pilares da democracia. Torcemos para que a ABP continue acumulando conquistas e respeitabilidade, mantendo sua disposição para o diálogo técnico e sendo, cada vez mais, motivo de orgulho para seus associados.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cartas na mesa

Todas as reuniões para eleição de Delegados para a Assembléia Geral da ABP marcada para dia 26 próximo já aconteceram. Em poucas houve alguma contestação, de modo que os participantes dessa Assembléia histórica estão definidos. Esperamos que eles representem de fato a opinião dos Associados de cada Federada.

Como recebemos centenas de mensagens de apoio e estímulo, em número crescente nas últimas semanas, estamos confiantes. Se vencermos a eleição, com a ajuda e participação de todos os interessados em uma ABP mais ágil e democrática, vamos colocar em prática nossos compromissos de campanha e nossas propostas.

Compromissos de Campanha:

1. Reforma do Estatuto, necessária para mudança do sistema eleitoral, entre outras questões relevantes e que precisam ser atualizadas;

2. Profissionalização da Editora ABP;

3. Manutenção do Congresso itinerante, com redução da taxa de inscrição para os associados, revisão da partilha do se resultado financeiro e auditoria externa/acompanhamento pelo Conselho Fiscal das contas da(s) federada(s) que receberem o repasse.

4. Criação de Comissão para avaliar as Residências Médicas e Cursos de Especialização;

5. Defesa de rede integrada de assistência ao paciente com transtorno mental, da qual fazem parte hospital psiquiátrico, CAPS, unidades psiquiátricas em hospital geral, residências terapêuticas e unidades de emergência, mas que deve ser centralizada no ambulatório especializado.

No nosso entender, são questões básicas que se apresentam como o desafio a ser superado para que a ABP siga crescendo e tendo influência nos rumos da prática psiquiátrica no Brasil. Assim sendo, quem quer que esteja à frente da ABP nas próximas gestões terá que enfrentá-los.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Prestação de Contas

Apresentamos aqui a prestação da contas da campanha eleitoral de nossa chapa "ABP de Todos os Psiquiatras: Democracia e Trabalho", cobrindo o período de abril a setembro/2010. Esperamos dessa forma contribuir para total transparência do processo eleitoral.


Impressos -------------------------------------------------- - R$ 400,00
Correios ---------------------------------------------------- - R$ 350,00
Mail Marketing --------------------------------------------- - R$ 1.060,00
UOL Host (site) ---------------------------------------------- - R$ 140,00
Bilhetes aéreos ------------------------------------ - R$ 5.105,00 + 30.000 pontos
Locação de sala e equipamentos (Ibis Congonhas) ---------- R$ 674,00
Diária de Hotel --------------------------------------------- - R$ 89,00
Refeições --------------------------------------------------- R$ 334,00
Táxi ------------------------------------------------------- R$ 300,00
Ônibus (Ribeirão-SP) --------------------------------------- R$ 117,00

TOTAL ---------------------------------------------------- R$ 8.569,00
Observações:
1. Os centavos foram arredondados;
2. Os bilhetes aéreos dizem respeito ao deslocamento dos candidatos para a reunião presencial da chapa. Foi dessa mesma reunião o gasto com locação de sala e equipamentos.

Todos os gastos, sem exceção, foram cobertos pelos candidatos a Diretoria Executiva.

Como o Talvane, nosso candidato a Vice-presidente, costuma dizer, é uma campanha pobre de recursos, até porque sem subsídio algum, mas rica em conteúdo (compromissos de campanha, propostas concretas, metas, seriedade, honestidade e legítimo comprometimento com a vida associativa).