terça-feira, 20 de abril de 2010

Representatividade e Legitimidade

Após a divulgação dos componentes da nossa chapa - "ABP de Todos os Psiquiatras: Democracia e Trabalho" - recebemos muitas mensagens de apoio e incentivo, refletindo a sua representatividade e aceitação.

Houve também quem indagasse a legitimidade da eleição a partir da constituição da chapa.

É para se pensar: afinal de contas, a ABP tem ou não legitimidade? Como dizer que não depois de mais de 40 anos de existência bem sucedida, com tantas realizações e conquistas? Discutir a sua estrutura político-administrativa e o sistema eleitoral não significa dizer que não sejam legítimos ou democráticos. Além disso, não é a composição de uma ou outra chapa que garante isso!

Sua organização e todo o processo não seriam legítimos e representativos se o posicionamento dos delegados não concordasse com o pensamento dos associados que os elegeram, ou se a diretoria de uma federada não estivesse bem sintonizada com a vontade dos associados a ela vinculados.

A ABP é democrática! Difícil negar. Propostas que aperfeiçoem o funcionamento da Associação, entretanto, serão sempre bem-vindas e implementadas desde que aprovadas pela nossa instância máxima de representação, a Assembléia de Delegados.

Por enquanto, de acordo com as regras vigentes, as eleições são como têm sido. Somente com uma reforma de estatuto o sistema pode ser alterado (Ver post "Eleições diretas?"). Lamentavelmente, ninguém sugeriu a inclusão deste assunto na pauta das últimas Assembléias de Delegados.

Um comentário:

  1. Caro Colega Hetem,

    tenho lido com atenção o teu blog e venho achando muito interessante essa troca de idéias e o embate construtivo que vem acontecendo em um plano respeitoso e de crescimento institucional.
    Nesse sentido, venho aqui trazer duas indagações sobre essa questão que tanto tem estimulado o debate dentre os associados da ABP: afinal, o que é legítimo e representativo?

    Gostei muito do que tu escreveste de que : "Propostas que aperfeiçoem o funcionamento da Associação, entretanto, serão sempre bem-vindas e implementadas desde que aprovadas pela nossa instância máxima de representação, a Assembléia de Delegados." Acho que isso é a garantia de que existe, de tua parte e da tua chapa, uma inspiração verdadeiramente democrática que acatará as instâncias superiores dentro de um jogo democrático e representativo.

    No entanto, ainda sobre questões do passado, eu perguntaria se as pessoas que já exerceram cargos em Diretorias passadas da ABP entendem que, por não ter havido eleições diretas, teriam exercido, por isso, suas atribuições de forma não legitíma ou autoritária?

    Escrevo isso, apenas no intuito de estimular nossos colegas a refletirmos todos sobre esse tema instigante (da legitimidade e representatividade) do ponto de vista de nossa Associação.

    Um abraço e obrigado pela oportunidade,
    Flávio Shansis
    Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados para evitar a publicação de insultos e/ou mensagens contendo palavrões. Da mesma maneira, apenas serão aceitas mensagens com a identificação do remetente.