domingo, 19 de setembro de 2010

Apoio de João Alberto Carvalho

Dizem que declarações elogiosas de Amigos não contam, mas a de João Alberto Carvalho, Amigo-irmão, tem um grande valor, principalmente pelos conceitos e posições que tem sobre a ABP, que nós da chapa "ABP de Todos os Psiquiatras: Democracia e Trabalho" compartilhamos.

Caro Hetem,

Veja abaixo. Estou lhe enviando uma carta de apoio à sua candidatura, como associado da ABP que sou. Sinta-se à vontade para divulgar minha mensagem se for útil.

Um abraço forte,

João


--------------------------------------------------------------------------------

Como os homens, as instituições têm nome e história a zelar

Estou há muitos anos participando ativamente de atividades institucionais da ABP. Integrei diretorias da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria e da ABP, esses últimos três anos como presidente da nossa associação, e também atuei no CRM de Pernambuco. A partir de novembro vou deixar as atribuições oficiais como representante dos médicos em geral e psiquiatras em particular e me dedicar exclusivamente ao consultório e à universidade, funções das quais já me ocupava, é importante ressaltar, antes de me dedicar aos cargos representativos. Deste período levo a satisfação do dever cumprido, a certeza de que fiz tudo o que esteve ao meu alcance para honrar a confiança oferecida pelos colegas e as boas amizades adquiridas e reforçadas.

Apesar disso, me sinto responsável pelos rumos da ABP nos próximos anos. E, após tantas conquistas, me sinto confiante de que os associados não permitirão que nossa associação se desvie do bom caminho.

Com mais de 40 anos, a ABP se tornou uma instituição importante, em tamanho, representatividade e respeitabilidade. Estruturalmente, ano após ano, conseguimos agregar mais benefícios aos associados e institucionalmente, hoje, somos relevantes. Tudo isso com a mais completa transparência nas atitudes e na aplicação dos recursos e intensa colaboração com as lideranças regionais.

Atingir esse estágio não foi fácil, dadas as mais variadas limitações. Os colegas que dirigem núcleos e federadas sabem bem do que estou falando.

As sucessivas diretorias da ABP, no entanto, souberam atenuar as dificuldades com afinco e competência e todas completaram seu exercício entregando aos sucessores uma associação melhor do que a encontraram. Cada uma ao seu estilo e com posições próprias trabalharam sempre em favor da psiquiatria.

É verdade que aconteceram divisões, divergências entre grupos e conflitos de opiniões, como é natural e saudável em um ambiente democrático. Apesar disso todos sempre estiveram unidos no respeito incondicional ao princípio fundamental da ABP: Defender os psiquiatras e os pacientes e promover a psiquiatria e a ciência com ética e honestidade. A instituição sempre a serviço dos associados e não de interesses pessoais.

Por conta dessa postura ética inflexível, mesmo quando nossas opiniões foram contestadas, em nenhum momento a integridade dos nossos propósitos foi alvo de dúvidas. Nossos interlocutores sempre souberam que as conversas com a ABP se dão às claras e que não existe espaço para negociatas dentro da associação. Nem mesmo comentários levianos encontram ambiente para prosperar. E, tenham certeza, caso tivéssemos qualquer fragilidade nesse sentido, nossos adversários já teriam nos desqualificado do debate.

Sem desmerecer a competência e o esforço de todos aqueles que, como eu, emprestaram parte do seu tempo na construção dessa instituição, o sucesso da ABP se deve principalmente aos valores pregados por seus associados e seguidos pelos seus diretores. Grandes empreendimentos não prosperam sem credibilidade.

Como os homens, as instituições têm um nome e uma história a zelar. A preservação dos nossos valores deve ser o norte principal das eleições de outubro.

Diante disso, posso garantir a todos que pelo caráter, competência e comprometimento, Luiz Alberto Hetem é a pessoa mais indicada para estar à frente da ABP nos próximos três anos. Tenho certeza que, com os colegas que escolheu para compor sua diretoria, vai proporcionar significativos avanços institucionais. Mas, principalmente, vai preservar o respeito que adquirimos nesses mais de 40 anos.

João Alberto Carvalho




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados para evitar a publicação de insultos e/ou mensagens contendo palavrões. Da mesma maneira, apenas serão aceitas mensagens com a identificação do remetente.