quinta-feira, 25 de março de 2010

Comentários sobre um manifesto anônimo

Vários amigos me repassaram um manifesto anônimo com apontamentos sobre a gestão atual da ABP. Esses mesmos amigos chamaram minha atenção para e lamentaram o uso da estrutura de uma federada para o envio da primeira remessa de mensagens.

Merece destaque o zelo dos colegas, atentos e preocupados com os riscos do descuido com a instituição. Sou contra o uso das ferramentas e recursos da ABP para fins pessoais e privados.

Também é irônico ler sobre democracia em texto que faz uso de uma prática autoritária e desrespeitosa para com o associado: o anonimato.

Desde o lançamento da minha candidatura tenho convidado todos a participar do aprimoramento do programa de trabalho. Este blog mesmo é um exemplo claro e concreto da intenção de ampliar a discussão.

3 comentários:

  1. Prezado Hetem:
    em relação ao manifesto citado, devo ressaltar que, na minha federada, ele foi subscrito pela Diretoria da APG, que represento como presidente,e firma a posição da mesma em relação a insatisfação política dos psiquiatras da região. Caso voce deseje se manifestar, a associação abre seu espaço democrático para tanto. Veja,nós, não usamos a estrutura administrativa em nosso próprio benefício... Portanto, pelo menos aqui, com certeza não foi "anônimo", e foi introduzido com o seguinte texto:
    Prezados associados:

    A insatisfação com os rumos antidemocráticos, continuistas, observados na condução dos destinos da Associação Brasileira de Psiquiatria tem levantado vozes de questionamento e debate, que resultaram na inédita apresentação de uma candidatura de oposição na última eleição da ABP. A nossa Federada tem sistematicamente se alinhado com o ideário da implementação imediata de eleições diretas e da quebra de uma cadeia sucessória baseada em cartas marcadas. Levanta-se novamente através do país a insatisfação dos psiquiatras com tal estado de coisas, e estamos unindo forças em nova marcha de combate, marcando posição agora, e quantas vezes forem necessárias, até que venham ao chão as estruturas arcaicas, para que novos (e saudáveis) ares enfunem nossas velas. Esta é uma posição da Diretoria da APG, e uma convocação a todos que se harmonizem com nossas metas. Anexamos a totalidade do MANIFESTO 1 - MOVIMENTO PELA REFORMA DEMOCRÁTICA DA ABP, que foi enviado truncado previamente.

    Saudações psiquiátricas,

    Lúcio Malagoni Cardoso.

    Presidente da APG."
    Saudações democráticas,
    Lúcio Malagoni Cardoso.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Hetem:
    bom dia. Parece que nossa manifestação enviada hoje não foi aceita pelo seu blog. O espaço é de fato uma discussão democrática, ou está sujeito a censura prévia? Estamos divulgando toda essa interação através dos demais meios psiquiátricos. Pretendemos que se demonstrará salutar um vigoroso Zéfiro democrata na calmaria continuista de nossa Federação.
    Como já assinalamos, as portas da APG estão abertas ao diálogo.
    Atenciosamente,
    Lúcio Malagoni Cardoso.
    Presidente da APG.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Hetem

    Qual federada voce se refere?
    Várias pessoas e federadas se manifestaram no Brasil, recebí emails de Fortaleza, Goiás,PB, DF, MG, RJ,RS,SP, PR, SC,BA.
    Também me manifestei,o manifesto está assinado, tem email válido, tem BLOG, são de pessoas idôneas da oposição da ABP, nunca se esconderam, independente de apoiá-las ou não, achei estranho a sua escrita, pois não nomina para poderem te responder.
    Acho estranho que não tenham te oferecido o mesmo espaço pois não fazem este tipo, mas envio cc para conhecimento e manifestação de outros colegas.
    Espero a nossa conversação no BLOG, pois envio de lá e nada acontece, assim como espero a manifestação dos colegas no BLOG, pois isto é democracia.
    Obrigada.
    Carmem.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados para evitar a publicação de insultos e/ou mensagens contendo palavrões. Da mesma maneira, apenas serão aceitas mensagens com a identificação do remetente.