quarta-feira, 10 de março de 2010

Eleições diretas?

Essa pergunta telegráfica me foi enviada por ocasião do lançamento de minha candidatura à Presidência da ABP. Pela importância e apelo, merece resposta longa.

Sou a favor das eleições diretas. Essa mudança do sistema eleitoral, entretanto, bem como da estrutura federativa da ABP, não é prerrogativa do Presidente da ABP, e sim da vontade conjunta das federadas por conta da necessidade de mudança no estatuto.

Não se pode colocar em prática, como muitos pensam, uma simples mudança do sistema eleitoral porque seria anti-estatutário.

Pretendo - e escrevi na proposta - coordenar discussão mais abrangente sobre a ABP e seu futuro que contemplará o processo eleitoral, mas também abordará o valor das federadas. Hoje em dia, para ser associado da ABP primeiramente o interessado precisa se vincular a uma federada. É a essência do sistema federativo, ou seja, a ABP é suas federadas. No futuro poderá ser seus associados, que votarão diretamente para eleger sua diretoria.

E como a coisa deve ser feita?
1) Discussão aprofundada e abrangente sobre o tema, seus prós e contras, envolvendo o maior número possível de participantes, com depoimentos de presidentes de outras sociedades de especialidade e de outras entidades médicas (já em andamento);
2) Proposta que contemple o desejo da maioria e não somente de um grupo, qualquer que seja;
3. Convocação de Assembléia Extraordinária para mudança de estatuto;
4. Mudança do estatuto; e, finalmente, se for a vontade da maioria:
5. Eleições diretas.

É uma tramitação longa mas é como deve ser. Que esta decisão seja tomada com a seriedade que a ABP merece e não por oportunismo, desconsiderando o estatuto e o regimento. Falar é fácil, fazer direito nem tanto.

2 comentários:

  1. Caro Hetem, achei o comentário bastante imparcial e sério, no sentido que qualquer mudança deva DISCUTIDA e seguir os tramites legais, para que a ABP não se torne braço de interesses políticos ou pessoais.
    Rafael Sanches

    ResponderExcluir
  2. Já existe uma consulta aos sócios com a exigência de eleição dos delegados de cada Federada prévia às Assembleias. Infere-se que estes delegados levem as opniões dos seus representados. No atual sistema é necessário primeiro estimular a participação dos associados nas Federadas. Uma sugestão seria que a eleição de delegados valesse como prévia. E como seria o peso dos votos entre as diferentes categorias de sócios? Algo para ser discutido com responsabilidade e amadurecimento.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados para evitar a publicação de insultos e/ou mensagens contendo palavrões. Da mesma maneira, apenas serão aceitas mensagens com a identificação do remetente.