sábado, 6 de março de 2010

Vale quanto cobra?

Jayme Tadeu dos Santos e Luiz Colibava questionam os valores da anuidade da ABP (comentários do post "Proposta de trabalho"). De fato não é um valor pequeno, ainda mais com tantos outros impostos (IPTU, IPVA) e anuidades de outras entidades médicas (CRM, AMB) a pagar nos primeiros meses do ano.

Comparativamente aos valores cobrados por outras sociedades de especialidade, entretanto, o que é praticado pela ABP é menor. Além da anuidade o associado da ABP nada mais paga (exceto a inscrição para o Congresso com 60% de desconto) e recebe a RBP, o Psiquiatria Hoje Notícias, o Psiquiatria Hoje Debates, tem acesso ao PEC e desfruta de um site completo e atualizado. Muitas outras sociedades de especialidade que mantêm um PEC, por exemplo, cobram à parte pelo acesso e certificação.

Adicionalmente, alguns programas da Associação, como o ABP Comunidade, que tanto tem repercutido no combate ao estigma do doente mental e na valorização do psiquiatra, é inteiramente custeado pela ABP. O mesmo se dá com o Psiquiatria Hoje Notícias com as novas regras da ANVISA.

Finalmente, cabe esclarecer que o valor da anuidade é definido pela Assembléia Geral de Delegados da ABP, e não pela Diretoria.

Então, a pergunta correta talvez seja se o valor pago é justificado em relação ao que a ABP oferece em diversidade e qualidade de serviços. Se não for, ou se os referidos benefícios não estiverem atendendo as necessidades dos associados, alguma coisa está errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados para evitar a publicação de insultos e/ou mensagens contendo palavrões. Da mesma maneira, apenas serão aceitas mensagens com a identificação do remetente.