Juliana Nagara, Thiago Silveira, Maria Cecília Massari e César (ver comentários do post "Proposta de Trabalho") fizeram comentários a respeito do processo de obtenção do Título de Especialista em Psiquiatria.
Eis como se dá o processo:
Tudo é supervisionado pela Associação Médica Brasileira. É ela quem delega e autoriza que as sociedades de especialidade forneçam seus TE. Os Editais são submetidos ao crivo da AMB.
Os médicos que concluíram RM ou curso de especialização reconhecidos pela ABP, com carga horária e conteúdo programático semelhantes aos da RM, podem se inscrever diretamente para prestar a prova. Alunos de outros cursos de especialização não têm esse direito.
Os demais deverão comprovar 6 (seis) anos de prática em psiquiatria. Essa comprovação é feita por intermédio de declaração de serviço de psiquiatria onde o colega exerce sua prática ou declaração de dois sócios titulares da ABP de que ele efetivamente exerce a psiquiatria. Esses documentos são examinados pela Comissão de TE da ABP, que pode ou não aprová-los e solicitar outros se julgar adequado. Além disso, é necessário a comprovação de 100 pontos em atividades de psiquiatria reconhecidas pela CNA.
Gostei muito da idéia do blog,
ResponderExcluirGostaria de saber sua posição com relação as colocações sobre as questões da perícia médica do INSS no fórum? O que a ABP acha do grande indice de simuladores em doenças mentais , já que é mais subjetivo? Sou perito médico do Inss da Paraíba e lá nós consiguimos fazer um curso de treinamento para os peritos, com apoio de colegas da UFPB, realmene é difícil diferenciar a simulaçÀO DA PATOLOGIA , ALÉM DE QUE AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DOS ATENDIMENTOS PÚBLICOS,dificultam a melhora dos segurados que muitas vezes querem se manter em benifícios prolongados,ou forçam a barra para se aposentar por transtornos que poderiam ser remetidos se houvesse melhor sssistencias nos seviços de psiquiatrias'Precisamos pensar como melhorar essa situação ea relação entre os colegas.
Goreth Presidente da APP(PB)
Bom dia, quais são os cursos de especialização credenciados pela ABP?
ResponderExcluirGrata,Cybele